Menu
Resultados Ligue para nós
(48) 3433-7111

Scan Service e o poder do PLY

06/06/2019

Scan Service e o poder do PLY

Por GUILHERME DELEON - Radiologista parceiro Odontoimagem -

 

A odontologia digital revolucionou nossa profissão. Através dela passamos a trabalhar com mais precisão e previsibilidade por meio de procedimentos guiados a partir de um planejamento digital. Seja qual for a especialidade odontológica, todas foram "contaminadas" por esta nova era.

 

Na radiologia não seria diferente. Me atrevo a dizer inclusive que a maior transformação a partir da odontologia digital ocorreu com os centros de imagem. Nosso produto principal continua sendo os exames radiográficos/tomográficos e seus respectivos laudos. Porém a partir de agora, um mundo de oportunidades surge em nossa frente propiciando ampliarmos nosso leque de atuação. E quando eu falo em transformação na radiologia, é transformação mesmo! Quem diria que participaríamos dos tratamentos muito além da avaliação de imagens? Hoje, as portas dos consultórios e clínicas literalmente se abrem. Só cabe a nós entrarmos.

 

Nem todos os profissionais irão adquirir um scanner intra-oral neste momento. São diversos os fatores e características pessoais que determinam quando cada um irá realizar esta aquisição. Sim, "quando", pois acredito que todos os profissionais terão um scanner intra-oral em algum momento. Mas até lá, os centros de radiologia tem a oportunidade de oferecer este serviço levando a odontologia digital para todos.

 

Através do ScanService, nome dado ao serviço de aluguel do scanner intra-oral para consultório, o centro de radiologia tem a possibilidade de participar do atendimento clínico ao paciente. Já tenho alguma experiência prestando este serviço e posso afirmar que, assim como tudo na odontologia digital, existe uma curva de aprendizado. A imagem digital deixou tudo mais nítido, ampliado, magnificado. A tela do computador se transformou em um microscópio de alta resolução. Para nós, dentistas extremamente detalhistas, o desafio de se satisfazer com o trabalho realizado se tornou ainda maior.

 

Só que a odontologia digital também trouxe ferramentas que facilitam o nosso trabalho. Não só dos dentistas como também dos laboratórios de prótese. E neste caso estou falando especificamente da extensão de arquivo PLY.

 

Para quem não sabe, PLY é a opção de extensão de arquivo colorida do scanner intra-oral da Carestream, o CS3600, já que a extensão .STL gera o arquivo monocromático. E o "pulo do gato" é que o EXOCAD, software de design mais popular entre os laboratórios de prótese, é compatível com arquivos em formato .PLY. Ou seja, o laboratório é capaz de visualizar o escaneamento intra-oral colorido quando este é enviado neste formato.

Pode parecer pouco, mas é muito. É gigantesco! Determinar o término cervical, em muitos casos, é tarefa árdua para o CADista, profissional do laboratório que executa esta tarefa. E este procedimento é crucial para determinar o sucesso da peça protética. A opção de visualizar o escaneamento colorido possibilita ao CADista um maior número de referências para que a determinação no término cervical seja precisa.

 

A partir do momento que passei a divulgar aos laboratórios sobre esta funcionalidade, passei a ser indicado por eles para o serviço de Scan Service. Além do serviço em si ter se tornado mais fácil e de execução mais rápida.

Dizem que para os surfistas, a revolução da odontologia digital é como uma onda. Você pode não remar e levar um caldo. Você pode remar o suficiente para "pegar um jacaré" e apenas não se afogar. Ou você pode remar o bastante e conseguir surfar a sua crista. O que vai acontecer neste mar só depende de você!

 

Saiba mais em: https://www.cs3600.com.br/post/scan-service-e-o-poder-do-ply

Confira as
novidades

Marque seus exames conosco!
Clique aqui